Oftalmologista em Ribeirão Preto | Oftalmo Mabtum

AGENDE SUA CONSULTA

(16) 3623.0406

De segunda, terça e quinta das 7h30 às 19h

De quarta e sexta das 7h30 às 18h

Sábado 7h30 às 11h30

Blog

home / blog

Mais Posts

10

Julho

03 dicas que vão te ajudar a evitar as principais doenças oculares

 

 

Os nossos olhos são estruturas muito vulneráveis. Embora possuam mecanismos naturais de proteção como os cílios e as pálpebras, estão expostos diariamente a uma série de malefícios que podem causar doenças graves.

Não fique apreensivo! Existem formas de evitar essas patologias e podem ser realizadas facilmente por todas as pessoas. Há diversos hábitos simples que devem ser executados constantemente.

Temos aqui algumas dicas que vão te ajudar a evitar as doenças oculares, veja!


USE ÓCULOS ESCUROS

Os raios solares, tanto UVA quanto UVB, são prejudiciais aos olhos. Assim como buscamos proteger a nossa pele dos raios nocivos, é preciso cuidar também da proteção dos olhos. Por isso, é importante adquirir o costume de sair de óculos escuros em dias ensolarados.

Assim, você evita doenças como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), que pode comprometer a visão central da retina. Além disso, a exposição aos raios ultravioletas (UVA e UVB) pode acelerar o desenvolvimento da catarata. Portanto, é importante iniciar precocemente o uso dos óculos escuros, de procedência confiável.


TENHA BOA ALIMENTAÇÃO E BONS HÁBITOS

Pode parecer estranho, mas a sua alimentação tem relação direta com a saúde dos seus olhos. O nosso corpo tira fontes dos alimentos para manter o equilíbrio de todos os órgãos e tecidos. A sua visão fica menos vulnerável à eventos adversos se a sua dieta for de boa qualidade.

A dica é consumir grande quantidade de verduras, folhas e frutas, principalmente as fontes de betacaroteno e vitamina A, encontrados nos alimentos como cenoura. Outros hábitos como manter a higiene das mãos e não coçar os olhos ajudam a evitar o surgimento de doenças.

O ceratocone, por exemplo, pode evoluir para altas dioptrias (graus) de astigmatismo irregular e visão distorcida. Isso porque a coceira lesiona a córnea provocando alteração em sua curvatura.


LIMITE SEU TEMPO FRENTE ÀS TELAS

Por fim, um problema comum, nos dias de hoje, é ficar um longo período em frente às telas, seja celular, computador ou televisão. Esse hábito pode influenciar na lubrificação dos olhos que ficam mais secos devido à redução no ato de piscar. Nessa ocasião, é comum os pacientes se queixarem de ardência, lacrimejamento e hiperemia ocular. 

Viu como é possível evitar as doenças oculares? Essas dicas vão te ajudar a manter a sua visão mais saudável e também contribuir para que seus olhos não contraiam doenças que poderiam ser evitadas com práticas simples e algumas mudanças de hábitos.


Caso perceba o surgimento de algum problema em sua visão, não deixe de nos procurar para uma avaliação profissional.

Nosso Centro Oftalmológico é completo e com profissionais excelentes, entre em contato conosco!

Agende no WhatsApp Agora!
×