Oftalmologista em Ribeirão Preto | Oftalmo Mabtum

AGENDE SUA CONSULTA

(16) 3623.0406

De segunda, terça e quinta das 7h30 às 19h

De quarta e sexta das 7h30 às 18h

Sábado 7h30 às 11h30

Blog

home / blog

Mais Posts

13

Maio

5 cuidados para tomar depois de uma cirurgia de catarata

 

 

A catarata atinge cerca de 120 mil brasileiros a cada ano, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A cirurgia é o único procedimento para a cura da doença ocular. O procedimento pode gerar receio, mas a maioria das pessoas submetidas a uma cirurgia de catarata apresentam melhoria quase que imediata da visão. É um momento de realização: o sonho de voltar a enxergar com nitidez que se torna realidade.

A catarata é definida como qualquer opacificação do cristalino (lente natural) que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. As alterações podem levar desde pequenas distorções visuais até a cegueira.

O momento da realização da cirurgia é definido em conjunto entre paciente e oftalmologista. E por mais que seja um procedimento reconhecidamente seguro e eficaz, é preciso cautela: não se trata de uma intervenção “simples”. Como em qualquer outra cirurgia, existem seus riscos.


O QUE ISSO SIGNIFICA?

Que o sucesso da cirurgia de catarata também exige que os cuidados pós-operatórios sejam seguidos à risca. Caso contrário, as consequências podem ser graves. E se os cuidados são explicitamente importantes para minimizar os riscos da cirurgia de catarata, confira cinco deles para evitar complicações:


NÃO COÇAR OU ESFREGAR OS OLHOS

É provável que, após a cirurgia, você tenha sensação de cisco/areia no olho operado. No entanto, é expressamente proibido coçar ou esfregar os olhos. É um desafio, já que qualquer pessoa por vezes sente essa necessidade, mas mantenha o autocontrole para evitar traumas.

Outros cuidados podem te ajudar neste sentido, como evitar qualquer contato com vento, poeira e, no caso das mulheres, maquiagem. Também ajudará se você não ficar muito tempo em contato com a tela do computador e do celular.


INTERROMPA OS EXERCÍCIOS FÍSICOS

Se você frequenta uma academia ou pratica regularmente algum esporte, é recomendável que você interrompa essas atividades. A propósito, o veto ao esforço físico vale não apenas para estas atividades externas, mas também para as tarefas de casa. As atividades só devem ser retomadas a partir da liberação do seu médico.


POSIÇÃO AO DORMIR

A atenção se estende até mesmo à hora de dormir: não é recomendável dormir apoiado do lado do olho operado. Pergunte ao seu oftalmologista sobre a possibilidade de usar protetores durante o sono – eles também podem te ajudar a não coçar o olho involuntariamente.


EVITE PISCINA

Por pelo menos 30 dias, é recomendável que você evite entrar em piscinas. O mesmo vale para sauna, banho de mar (por conta do contato com a areia) ou qualquer outro tipo de banho de imersão.


COLÍRIOS

Utilize os colírios antibióticos e anti-inflamatórios conforme indicação médica e sempre lave as mãos antes de instilar os colírios. O seu médico naturalmente explicará a melhor maneira de aplicar os colírios, seja em termos de períodos ou da própria técnica.


Agora que você está devidamente preparado para o pós-cirurgia de catarata, clique aqui e agende uma consulta!

 

Agende no WhatsApp Agora!
×