Blog

home / blog

Mais Posts

08

Ago.

5 fatos sobre a saúde dos olhos que você precisa conhecer

 

 

Cuidar da saúde dos olhos é tão importante como se preocupar com todo o corpo. Com o intuito de ter uma visão saudável, é necessário seguir algumas recomendações. Esses cuidados podem ajudar a prevenir problemas oculares, desde os mais comuns e simples, até os mais graves.

De acordo com pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil são mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual e, desse total, 582 mil são cegas.

O fato é que se fossem tratados com antecedência, alguns desses distúrbios poderiam ter sido evitados.

Esse artigo apresenta 5 fatos sobre a saúde dos olhos que esclarecem sobre os cuidados que devemos ter com esse órgão tão essencial.


1. ALIMENTAÇÃO BALANCEADA É ALIADA DA VISÃO
 

Uma alimentação saudável e balanceada é um dos principais caminhos no cuidado da saúde dos olhos. É importante sempre ingerir fontes de vitamina C, como frutas cítricas, luteína, como espinafre, milho e gema de ovo e ômega-3, presente nos pescados.


2. O HÁBITO DE COÇAR OS OLHOS PODE CAUSAR DANOS OCULARES
 

Nossas mãos contêm diversas bactérias. Portanto, esfregar os olhos, como às vezes, costumamos fazer, pode causar danos. Nossa estrutura ocular é frágil e, a pressão exercida ao esfregar, pode provocar lesões e infecções. A conjuntivite bacteriana é um exemplo disso.


3. O USO INDEVIDO DE MAQUIAGEM PREJUDICA OS OLHOS
 

Dormir sem retirar a maquiagem, utilizar produtos vencidos, emprestar ou pegar emprestado o cosmético de outra pessoa são situações que levam a irritação e inflamação na pálpebra e conjuntiva. É recomendável que esses hábitos sejam evitados.


4. FUMAR É PREJUDICIAL À VISÃO
 

O cigarro tem sua contribuição no desencadeamento da catarata e da degeneração macular relacionada à idade (DMRI). A fumaça do cigarro também pode provocar disfunção do filme lacrimal (olho seco) e alergias oculares.


5. NÍVEIS ALTOS DE AÇÚCAR NO SANGUE REPRESENTAM PERIGO PARA O GLOBO OCULAR
 

O excesso de glicose no sangue pode causar alterações visuais, principalmente em pessoas diabéticas. A retinopatia diabética é uma complicação decorrente do excesso de glicose no sangue e danifica os vasos sanguíneos dentro da retina. O quadro oferece riscos de comprometimento ou perda total da visão.

Para você que precisa de um acompanhamento profissional para cuidar da saúde dos seus olhos, entre em contato conosco, o Centro Oftalmológico Mabtum tem uma equipe de especialistas atenciosos esperando para atendê-lo!


VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DO CENTRO OFTALMOLÓGICO MABTUM?
 

O Centro Oftalmológico Mabtum faz exames e cirurgias diversas na especialidade de oftalmologia, foi fundado pelo Dr. Jamil Mabtum em 1978, que inclusive, hoje tem seus filhos como médicos na equipe.

Em 2015 foi inaugurada a nova unidade, ainda mais ampla, completa e bem equipada.

Os diferenciais do Centro Oftalmológico Mabtum são a tradição na área, a competência e os preços acessíveis de exames e consultas.

Que tal conhecer nosso espaço e agendar uma consulta para ver como anda a sua visão?
 

Agende no WhatsApp Agora!
×