Oftalmologista em Ribeirão Preto | Oftalmo Mabtum

AGENDE SUA CONSULTA

(16) 3623.0406

De segunda, terça e quinta das 7h30 às 19h

De quarta e sexta das 7h30 às 18h

Sábado 7h30 às 11h30

Blog

home / blog

Mais Posts

05

Abril

ABRIL MARROM | O mês é dedicado à prevenção da saúde ocular e combate a cegueira.

No Brasil existem 1,2 milhões de pessoas cegas, por isso a importância da campanha de conscientização a respeito da prevenção e o combate a doenças que causam a cegueira.


POR QUE O MARROM?
A cor marrom foi escolhida pois representa a cor da íris - parte colorida do olho - da maioria dos brasileiros. Dados divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontam que no Brasil, existem cerca de 1,2 milhões de pessoas cegas.
 




CAUSAS:
A catarata é a principal causa de cegueira no Brasil. Ela é responsável por 47% dos casos de cegueira, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença afeta principalmente a população acima de 60 anos, mas é tratada cirurgicamente. Estima-se que são realizadas 280 mil cirurgias de catarata através do SUS, e entre 80 e 100 mil através dos médicos particulares. Entretanto, o número deve aumentar devido ao envelhecimento da população.

Algumas causas de cegueira reversível são:
• Catarata
• Ceratocone
• Descolamento de retina (quando tratado com urgência)
 



 

 

Algumas causas de cegueira não reversível são:
• Glaucoma
• Degeneração macular avançada ou Retinopatia diabética
 

PREVENÇÃO:
Visitas regulares ao oftalmologista são a melhor forma de prevenir doenças que causam a cegueira. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para que o paciente possa manter uma boa visão ao longo da vida.

 


 


AGENDE SUA CONSULTA:
Clicando aqui.

 

Agende no WhatsApp Agora!
×