Julho

Como a diabetes pode levar o indivíduo a ter catarata?

Conhecida como a causa mais comum de cegueira reversível no mundo, a catarata é a opacidade cristalino (lente do olho), fazendo com que o paciente tenha dificuldades para enxergar com nitidez.

Dessa maneira, o indivíduo passa a ver de forma embaçada e, nos estágios mais avançados, as imagens das pessoas e objetos serão apenas vultos.

Os pacientes com diabetes, geralmente, têm uma progressão mais rápida da catarata e maior chance de desenvolvê-la em idade mais precoce.

O MOTIVO

O aumento da prevalência da catarata em pacientes diabéticos pode ocorrer devido `a hiperglicemia que modifica as proteínas cristalinianas levando `a opacificação  do cristalino.

COMO RESOLVER

Uma vez que o risco da catarata está associado ao diabetes é importante que haja um controle metabólico rigoroso dos níveis glicêmicos (“açúcar no sangue”).

O TRATAMENTO EFICAZ DA CATARATA

O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia. Essa é a cirurgia mais realizada na oftalmologia e foi uma das técnicas cirúrgicas que mais evoluiu nas últimas décadas.

Atualmente, a incisão é de cerca de dois milímetros, a catarata é emulsificada (fragmentada) em pequenos pedaços e aspirada por um aparelho chamado de facoemulsificador e a lente intraocular é dobrável. A incisão de pequeno tamanho e arquitetura auto selante, geralmente, dispensa a utilização de suturas.

Trata-se de um procedimento microscópico de alta complexidade, é muito seguro, porém, como qualquer procedimento invasivo, não é isento de riscos. A tecnologia atual e a experiência do cirurgião reduzem significamente esse risco. A saúde geral e ocular do paciente, bem como sua história familiar, são fatores que influenciam diretamente o resultado cirúrgico.

Entre em contato com um médico de confiança antes de optar por essa escolha e faça uma avaliação.

No Centro Oftalmológico Mabtum, realizamos exames e cirurgias diversos na área da Oftalmologia, com uma equipe especializada e equipamentos de primeira linha que podem ajudar a solucionar o seu problema.

Navegue pelo nosso site para conhecer nossa estrutura e ambiente, e marque já a sua consulta. Esperamos por você!