Oftalmologista em Ribeirão Preto | Oftalmo Mabtum

AGENDE SUA CONSULTA

(16) 3623.0406

De segunda, terça e quinta das 7h30 às 19h

De quarta e sexta das 7h30 às 18h

Sábado 7h30 às 11h30

Blog

home / blog

Mais Posts

01

Março

Em quais casos a cirurgia de miopia é recomendada?

Estima-se que ao menos 20 milhões de pessoas no Brasil tenham miopia. A procura pela cirurgia da correção da miopia é cada vez maior. Afinal, muitas pessoas nesta condição são movidas pelo sonho de enxergar bem e, assim, ganhar mais qualidade de vida, sem a necessidade do uso de óculos de grau ou lentes de contato.

 



No entanto, por mais que o procedimento tenha se modernizado ao longo dos anos e apresente baixíssimos riscos, ela não pode ser feita simplesmente por vontade própria. Mas como saber se eu atendo aos requisitos para a realização da cirurgia? É o que vamos descobrir agora.
 

EXPLICANDO A MIOPIA

A miopia é uma das doenças oculares mais comuns, caracterizada pela dificuldade em enxergar objetos que estão longe. Na maioria dos casos, a miopia é hereditária e costuma ser descoberta na infância – é muito comum que na escola, por exemplo, um aluno míope procure se sentar nas carteiras da frente por conta da dificuldade em enxergar a lousa estando longe.

O tratamento para a doença, normalmente, é a partir do uso de óculos de grau ou lentes de  contato. Entretanto, quem faz uso deles em algum momento pode se sentir frustrado ou incomodado. É aí que começa a ser considerada a possibilidade de fazer uma cirurgia, dada a eficiência da técnica e os resultados satisfatórios.

 



O procedimento mais comum para corrigir a miopia é a cirurgia refrativa a laser, que pode aplicar diversas técnicas e tipos de laser. É um procedimento também utilizado para outras doenças oculares muito populares, como a hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto) e o astigmatismo (dificuldade para enxergar de perto e de longe).
 

EM QUAIS CASOS A CIRURGIA É RECOMENDADA?

Idade mínima
Como supracitado, a cirurgia de miopia também demanda alguns requisitos. O primeiro deles está relacionado com a idade: a idade mínima para a realização do procedimento é de 18 anos. Entretanto, existem profissionais ainda mais conservadores, que crêem que a idade mínima ideal na verdade é de 21 anos.

Há uma explicação para a cirurgia não ser indicada para crianças e adolescentes: nesta idade, é comum ocorrer progressão da miopia e alterações na curvatura da córnea (primeira lente do olho), o que inviabiliza o procedimento.

 



Características particulares
O próprio grau da miopia também é um fator determinante. Para cirurgias a laser, o grau mínimo fica entre 0,75 e 1 e não pode ultrapassar os 10 graus. Há casos em que, dependendo do grau, nem a cirurgia garante a correção completa, o que ainda demandará o tratamento com óculos e lentes corretivas.
Não obstante, a espessura da córnea também deve respeitar um limite de segurança pré-determinado. Por isso, a autorização da cirurgia depende expressamente de alguns exames clínicos pré-cirúrgicos, que determinarão se a sua estrutura ocular atende aos requisitos necessários para um procedimento seguro.

Gostou das nossas dicas? Clique para conferir mais artigos do nosso blog.

Ou clique aqui para agendar uma consulta agora mesmo! 

Agende no WhatsApp Agora!
×