Oftalmologista em Ribeirão Preto | Oftalmo Mabtum

AGENDE SUA CONSULTA

(16) 3623.0406

De segunda, terça e quinta das 7h30 às 19h

De quarta e sexta das 7h30 às 18h

Sábado 7h30 às 11h30

Blog

home / blog

Mais Posts

23

Abril

Cirurgia Refrativa: Entenda o que é e como funciona

Os erros de refração mais conhecidos são: a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Todos eles podem ser corrigidos através de lentes corretoras (óculos ou lentes de contato) ou com a Cirurgia Refrativa. 

A miopia, por sua vez, é o distúrbio de refração mais comum no mundo, estando sua prevalência aumentando de forma significativa, especialmente no sudeste asiático. E como citado acima, a Cirurgia Refrativa é um do modos de tratamento que podem ser aplicados a ela.

 



 

Abaixo, selecionamos informações relevantes sobre a Cirurgia Refrativa: o que ela é, quais as suas funções e como funciona - esperamos que tenha uma boa leitura!


O que é cirurgia refrativa?
A cirurgia é um método que utiliza laser específico com ação no globo ocular (córnea). As duas principais técnicas são PRK e LASIK.

O PRK consiste na remoção do epitélio (estrutura mais superficial) da córnea e, a seguir, aplicação do laser. Já o método LASIK faz uma delaminação da córnea, para que o laser seja aplicado em seu interior. 

 

 


Quais são as funções desse tipo de procedimento?
Como já mencionamos, os distúrbios de refração são astigmatismo, hipermetropia e miopia. A cirurgia tem o intuito de resolver esses problemas por meio de um procedimento seguro para o paciente.


Como a cirurgia a laser é feita?
O processo nos dois olhos dura cerca de dez minutos, mas o tempo pode variar de acordo com a técnica utilizada. A recuperação é simples, em dois ou três dias o paciente pode retornar a algumas de suas atividades normalmente.

A anestesia é feita por meio da aplicação de colírios e, a cirurgia, não costuma ser dolorosa; o que geralmente acontece é a presença de um pequeno desconforto para o paciente depois da cirurgia. O laser normalmente utiliza de luz ultravioleta para manipulação da córnea e minuciosa remodelagem da refração. A modificação da curvatura da córnea é que dará os resultados desejados e a correção dos erros de refração.

 



 

Seja qual for o seu distúrbio de refração, é preciso consultar um especialista para entender as suas particularidades e indicar o tratamento que melhor se encaixa. Procure sempre oftalmologistas de confiança para quaisquer desses procedimentos.


Entendeu como a cirurgia refrativa não é complexa? Agora você já sabe o que é e como ela funciona. É muito importante entender todas as opções disponíveis na hora de escolher o tratamento mais adequado a sua situação.


Gostou deste texto e quer saber mais? Então acompanhe outros de nossos artigos em nosso site. Você pode também entrar em contato conosco para tirar qualquer dúvida, teremos prazer em atendê-lo!

 

Agende no WhatsApp Agora!
×