Oftalmologista em Ribeirão Preto | Oftalmo Mabtum

AGENDE SUA CONSULTA

(16) 3623.0406

De segunda, terça e quinta das 7h30 às 19h

De quarta e sexta das 7h30 às 18h

Sábado 7h30 às 11h30

Blog

home / blog

Mais Posts

13

Ago.

Estrabismo: o que é e quais os principais tratamentos para esse distúrbio?

 

 

Você certamente já ouviu falar no estrabismo, mas será que conhece, de fato, do que se trata esse problema de visão?

De acordo com o Johns Hopkins Medicine, dos Estados Unidos, esta é uma patologia que atinge pelo menos 5% das crianças ao redor do mundo e, por isso, merece a atenção e a preocupação de todos.

Para elucidar melhor essa dúvida, vamos explicar o que é e como tratá-lo de maneira eficaz.


O QUE É?

O estrabismo é uma patologia oftalmológica que desvia os olhos da posição correta, podendo afetar apenas um deles ou até mesmo os dois. Normalmente, esse desalinhamento pode ocorrer em direção ao nariz, para o lado oposto, para cima ou para baixo, causando diferentes variações.

Em geral, essa enfermidade já se apresenta na infância e pode trazer diversas consequências para quem lida com esse problema, como questões de autoestima, dificuldades nas relações interpessoais, a visão dupla e ainda desconforto na hora de dirigir quando o indivíduo chega à fase adulta.

Dessa maneira, é importante tratá-lo o mais rápido possível, a fim de trazer qualidade de vida para o paciente e garantir mais comodidade.


COMO TRATAR O ESTRABISMO?

Assim que o desvio dos olhos é percebido, quando o indivíduo ainda é uma criança, é importante que um oftalmologista seja consultado rapidamente. Isso porque o diagnóstico precoce aumenta as chances de melhora da acuidade visual e da correção do desvio ocular, o que pode trazer grandes taxas de sucesso.

Tendo isso em mente, é muito comum que os pequenos tenham que fazer uso de tampões para estimular o desenvolvimento do olho e, assim, cuidar da assimetria ou então para os casos em que essa patologia está associada à hipermetropia, pode ser recomendado o uso dos óculos.

Outra solução, inclusive para os adultos, é a cirurgia. Nela, é feita uma correção nos músculos responsáveis pelos movimentos dos olhos, a fim de realinhar o olhar. Assim, o problema pode ser solucionado em poucas horas e com uma recuperação que, em geral, costuma ser rápida.

Ainda assim, com os avanços tecnológicos outros tratamentos têm surgido no mercado, como o uso da toxina botulínica. Há casos específicos em que está indicada a aplicação desse produto. 


ONDE POSSO ENCONTRAR AJUDA?

Se você tem esse problema ou até conhece quem possa estar passando por isso, o Centro Oftalmológico Mabtum é o lugar perfeito para buscar ajuda. Desde 1978 atuando em Ribeirão Preto-SP, temos uma unidade completa, bem equipada e com profissionais renomados.

Navegue pelo nosso site, entre em contato conosco e marque agora mesmo a sua consulta. 

Teremos prazer em te auxiliar!

 

Agende no WhatsApp Agora!
×