Out.

Glaucoma: A importância do diagnóstico precoce!

I - DEFINIÇÃO

O glaucoma é uma doença ocular muito comum que acomete o nervo óptico e leva à perda de campo visual. É a principal causa de cegueira irreversível no mundo.

Na maioria dos casos, vem acompanhado de pressão intraocular elevada, mas pode ocorrer glaucoma de “pressão normal”.

II – FATORES DE RISCO

O desenvolvimento do glaucoma tem relação direta com aumento da pressão intraocular (PIO), idade avançada, genética e etnias negra e asiática.

III – CLASSIFICAÇÃO

O glaucoma pode ser dividido em:

- Congênito: presente no nascimento, os recém-nascidos apresentam globos oculares aumentados e córneas opacas;

- Secundário: ocorre após cirurgia ocular, catarata avançada, uveítes, diabetes, traumas ou uso de corticóides;

- Crônico: costuma atingir pessoas acima de 40 anos de idade;

- Agudo: caracteriza-se pelo aumento súbito da pressão intra-ocular. É uma urgência oftalmológica.

IV – TRATAMENTO

A grande maioria dos pacientes com glaucoma obtém controle adequado da pressão intra-ocular através de colírios hipotensores. As cirurgias são indicadas para casos específicos.

Se você tem algum parente com glaucoma, é fundamental agendar uma consulta com oftalmologista. O Centro Oftalmológico Mabtum tem equipe competente, possui unidade ampla e bem equipada.

Além disso, o estabelecimento realiza exames e consultas a preços acessíveis e realiza diversas cirurgias e procedimentos em busca de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos pacientes.

Agende agora mesmo um horário para ser atendido.

Texto de autoria do Dr. Jamil Mabtum