Oftalmologista em Ribeirão Preto | Oftalmo Mabtum

AGENDE SUA CONSULTA

(16) 3623.0406

De segunda, terça e quinta das 7h30 às 19h

De quarta e sexta das 7h30 às 18h

Sábado 7h30 às 11h30

Blog

home / blog

Mais Posts

08

Jan.

A importância do exame oftalmológico para crianças em idade escolar

 

 

Renovação de matrícula, compra de material escolar, uniformes, livros...são muitas as preocupações dos pais neste período de volta às aulas. Entretanto, existe um fator que costuma ser negligenciado, mas que é fundamental para o pleno rendimento do seu filho na escola: a saúde ocular.

Crianças em idade escolar devem fazer periodicamente os exames oftalmológicos. De acordo com um estudo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), aproximadamente 20% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão.

Assim como na fase adulta, em que erroneamente deixamos para ir ao oftalmologista somente quando há algum problema na vista, muitos pais repetem este tipo de comportamento com as crianças.

Isto é, elas só são levadas ao especialista quando os professores relatam a dificuldade da criança em enxergar a lousa na sala de aula, por exemplo.

Há um dado complementar que reflete essa negligência: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% dos casos de cegueira e deficiência visual poderiam ser evitados se fossem tratados desde cedo.


O PRIMEIRO EXAME

Poucos se atentam a este detalhe, mas o primeiro exame de vista do bebê deve ser feito ainda na maternidade: é o chamado teste do olhinho.

O teste é simples, rápido e indolor, podendo ser feito inclusive por um pediatra treinado, sem a necessidade de deslocar um oftalmologista. Um reflexo vermelho homogêneo e simétrico deve ser visto em ambos os olhos.

Se o reflexo for branco, há algo de errado, como uma catarata congênita, por exemplo. A vantagem de fazer este exame antes da alta da maternidade é justamente a possibilidade de aumentar as chances de cura, algo que poderia ser tarde demais se postergado até os dois ou primeiros três meses de vida.


QUANDO DEVO LEVAR MEU FILHO AO OFTALMOLOGISTA?

Durante os dois primeiros anos de vida da criança, o exame oftalmológico deve ser feito semestralmente (a cada seis meses), já que nem todas as doenças oftalmológicas aparecem após o nascimento.

Entre os dois e dez anos de idade - portanto, incluindo crianças em idade escolar -, é recomendado que a criança faça o exame oftalmológico completo uma vez ao ano. É justamente neste período que a criança vai completar o desenvolvimento da visão. Aqui, a vantagem é que o teste também pode ser feito de forma que a criança tenha uma participação colaborativa, onde o oftalmologista pode usar imagens de desenhos, números ou letras.


ALTERAÇÕES MAIS FREQUENTES

Os problemas de visão mais comuns nas crianças em idade escolar são: hipermetropia, dificuldade em enxergar de perto, e miopia, dificuldade em enxergar de longe; astigmatismo, que é a visão distorcida tanto para perto quanto para longe; estrabismo; e a ambliopia, vulgarmente conhecida como “olho preguiçoso”.

É importante que os pais também saibam reconhecer os sintomas de dificuldade visual, que normalmente se refletem em dores de cabeça frequentes, desinteresse pelo estudo, baixo desempenho escolar e proximidade de aparelhos eletrônicos (televisão, computador, celular) para poder enxergar.


Agora que você está ciente da importância do exame oftalmológico para o seu filho desde cedo, clique aqui e agende um exame conosco agora mesmo!

 

Agende no WhatsApp Agora!
×