Oftalmologista em Ribeirão Preto | Oftalmo Mabtum

AGENDE SUA CONSULTA

(16) 3623.0406

De segunda, terça e quinta das 7h30 às 19h

De quarta e sexta das 7h30 às 18h

Sábado 7h30 às 11h30

Blog

home / blog

Mais Posts

21

Junho

JUNHO VIOLETA: Campanha alerta sobre ceratocone, doença que prejudica a visão.

O hábito relativamente comum de coçar os olhos é alvo de uma campanha mundial.

 

 

O Junho Violeta, que chama a atenção para uma doença chamada ceratocone, tem como tema este ano a frase "Esfregar ou coçar os olhos prejudica a visão! Desinformação pode prejudicar mais que a doença".

No Brasil, a mobilização é encabeçada por Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e demais entidades ligadas a essa especialidade médica. 

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 20% de todos os transplantes de córnea realizados hoje são por causa da doença.

 

 

A doença é caracterizada por uma alteração progressiva na córnea – a primeira camada do olho –, fazendo com que ela fique com aspecto "bicudo". 

A ceratocone atinge uma em cada duas mil pessoas. Sem transplante, os pacientes só conseguem ter uma boa visão, nos casos mais graves, usando lentes de contato.

O transplante nem sempre é garantia de solução para a doença, já que a eficácia da cirurgia é de 90%. Quanto antes se começa o tratamento mais chances já de se evitar a necessidade de um transplante.

Se você quer saber mais sobre o ceratocone, leia nosso artigo com detalhes sobre a doença e tratamentos clicando aqui.

 

Agende no WhatsApp Agora!
×