Oftalmologista em Ribeirão Preto | Oftalmo Mabtum

AGENDE SUA CONSULTA

(16) 3623.0406

De segunda, terça e quinta das 7h30 às 19h

De quarta e sexta das 7h30 às 18h

Sábado 7h30 às 11h30

Blog

home / blog

Mais Posts

28

Jan.

Oftalmologista: quando devo procurar este profissional?

 

 

Há um senso comum de que as pessoas só devem consultar um médico caso estejam se sentindo mal. Essa negligência faz com que muita gente só descubra um problema de saúde quando a doença em questão já está em uma fase avançada.

Entre tantos exemplos, muitas pessoas pensam que a consulta a um oftalmologista vale apenas para quem usa óculos de grau. Não é assim que funciona, mesmo porque muitas doenças oculares não apresentam sintomas.

Mas como saber a hora certa de agendar uma consulta com este especialista? É nisto que vamos te auxiliar agora.


A IMPORTÂNCIA DO OFTALMOLOGISTA

O oftalmologista é o médico especialista em prevenir e tratar problemas dos olhos e estruturas anexas. Entre os problemas de visão mais comuns estão a miopia, astigmatismo, hipermetropia, catarata e glaucoma.

Você sabia que os nossos olhos podem ser afetados por mais de 3.800 doenças?

Sabe aquele jargão que diz que é melhor prevenir do que remediar? Pois bem. Em primeiro lugar, não espere o surgimento de um problema para procurar um oftalmologista.

Basicamente, a consulta com este especialista deve ser feita pelo menos uma vez ao ano, junto com as demais consultas preventivas anuais. Este é o tempo suficiente para identificar mudanças que possam atrapalhar a sua visão de alguma maneira.


CASOS EM QUE VOCÊ DEVE PROCURAR UM OFTALMOLOGISTA

Obviamente, existem sintomas mais evidentes de que você precisa agendar uma consulta com um especialista. Os mais comuns envolvem irritação nos olhos, ardência e lacrimejamento.

Na era moderna, esses sintomas estão diretamente ligados ao fato do uso prolongado de computadores e dispositivos móveis.

Se você tem o hábito de coçar os olhos várias vezes ao dia, este também é um importante alerta da necessidade de ir ao oftalmologista.

Principalmente se ela for seguida de vermelhidão, que pode ser causada tanto por agentes externos, como radiação solar e cloro, quanto por problemas como conjuntivite e outras infecções por vírus ou bactérias.
 

SINAIS AINDA MAIS URGENTES

Há outras dificuldades visuais que demandam uma visita ainda mais urgente a um oftalmologista. É o caso do embaçamento da vista, sobretudo para quem sente dores de cabeça periódicas.

Em casos mais avançados, a visão embaçada também pode ser sinal de quadros como deslocamento de retina, olho seco, catarata, glaucoma, inflamação no olho, entre outros.

A formação de imagens em visão dupla também demanda a análise de um especialista. As causas podem ser as mais variadas, desde uma diferença de grau, estrabismo ou, em casos mais extremos, acidente vascular cerebral (AVC).

Existem ainda outros sintomas mais aparentes, como manchas claras ou escuras nos olhos. O problema também está relacionado a quadros diversos, como deslocamento de retina, catarata, entre outras possibilidades.

A ida ao oftalmologista deve ser ainda mais regular a partir dos 40 anos de idade, com a piora da visão para leitura (presbiopia), ou em caso de diabetes e hipertensão.

 

Agora que você está ciente das situações em que deve procurar o auxílio de um oftalmologista, que tal agendar a sua consulta agora mesmo?

Clique aqui para marcar seu exame em nosso Centro Oftalmológico de Ribeirão Preto!

 

Agende no WhatsApp Agora!
×