Nov.

Sensação de Olhos Secos: Quais os Sintomas e Tratamentos

No dia a dia do consultório oftalmológico é comum os pacientes se queixarem da sensação de queimação e ardência ocular após uma leitura e olhos hiperemiados após uso de lentes de contato. Esses sintomas, muitas vezes, têm relação com quadro clínico de olho seco.

A lágrima ou filme lacrimal proporciona uma lubrificação natural. Esse líquido é produzido pelas glândulas lacrimais e de meibomius assim como pelas células caliciformes. É composto por água, sais minerais, lipídios, proteínas e anticorpos. Assim, a deficiência ou ausência de qualquer componente pode levar à disfunção do filme lacrimal (olho seco).

Os fatores externos, como exposição prolongada ao sol, o excesso de poluição e o uso excessivo de computadores e celulares também aumentam o risco do paciente desenvolver ressecamento ocular.

O diagnóstico do olho seco é fundamental para que se possa planejar seu tratamento. No exame oftalmológico, o médico faz uso de colírio de fluoresceína (corante) para avaliar se há lesão na córnea e a qualidade do filme lacrimal. O teste de Shirmer I tem por finalidade medir se a quantidade de lágrima é suficiente.

O tratamento para olhos secos irá depender da causa, mas algumas medidas podem ser adotadas para amenizar os sintomas.

Os pacientes com olhos secos devem evitar ambientes com sol e poeira e longos períodos em frente às telas dos aparelhos eletrônicos. O olho fixo em um texto faz com que o indivíduo pisque um menor número de vezes, prejudicando a lubrificação ocular e favorecendo a evaporação das lágrimas com maior rapidez. O piscar tem por finalidade o espalhamento do filme lacrimal sobre a superfície ocular, determinando sua renovação e proteção.

O uso de colírios lubrificantes e compressas com água filtrada gelada têm função importante no alívio dos sintomas dos olhos secos. Outra medida que merece destaque é a ingestão constante de água, pois esse é o principal componente da lágrima.

Porém cabe ao médico oftalmologista diagnosticar a patologia e indicar o tratamento adequado.

Se você apresenta ardência e lacrimejamento ocular, é importante agendar uma consulta com oftalmologista.

O Centro Oftalmológico Mabtum tem unidade ampla e profissionais qualificados.

Agende agora mesmo um horário para ser atendido!