Oftalmologista em Ribeirão Preto | Oftalmo Mabtum

AGENDE SUA CONSULTA

(16) 3623.0406

De segunda, terça e quinta das 7h30 às 19h

De quarta e sexta das 7h30 às 18h

Sábado 7h30 às 11h30

Blog

home / blog

Mais Posts

14

Fev.

Qual a diferença entre miopia e astigmatismo?

Os problemas de visão estão entre os grandes desafios globais de saúde. Tornou-se comum conhecer pessoas que precisam usar óculos de grau ou lentes de contato para enxergar bem. Apesar da “banalização”, as principais doenças oculares afetam diretamente a qualidade de vida. As crianças nesta condição, por exemplo, têm seu rendimento escolar prejudicado. Isto sem falar no maior risco de acidentes (de qualquer tipo) para os mais velhos.

Entre os distúrbios mais comuns da visão, estão a miopia e o astigmatismo. Por vezes, é até difícil saber a diferença entre eles. Mas sim, cada condição possui suas particularidades. Quer saber quais são as diferenças entre miopia e astigmatismo? Descubra agora.

Em uma pessoa com o olho normal, os raios de luz passam pela córnea – primeira lente do olho – e, quando chegam à retina, convergem-se em um mesmo ponto para focalizar a imagem.

 



Para quem tem miopia ou astigmatismo, o problema está exatamente no lugar do olho em que os raios luminosos formam o foco. Este problema pode acompanhar uma pessoa desde o nascimento. Vamos detalhar agora como cada erro de refração se constitui:

MIOPIA
Essa patologia ocorre por conta do tamanho do olho, normalmente maior do que o padrão. Isso faz com que a imagem visual seja constituída antes da retina, e não diretamente nela, o que provoca dificuldade para enxergar de longe por conta da visão turva.

A miopia é uma condição herdada e, normalmente, descoberta na infância. Na escola, por exemplo, isso se evidencia quando a criança procura os lugares mais perto da lousa para conseguir enxergar. Para os adultos, dirigir automóveis pode ser um grande desafio, especialmente pela dificuldade em enxergar placas à distância.

 



Além da visão borrada ao tentar enxergar de longe, a miopia possui ainda outros sintomas, como enxaquecas e fadiga ocular. Uma curiosidade, entretanto, é que a visão de perto para os alguns costuma ser bastante apurada.

Vale destacar que, na era moderna, o uso contínuo de notebooks, tablets e smartphones contribui para o aumento do grau da miopia.
 

ASTIGMATISMO
O astigmatismo é uma condição que provoca dificuldades para enxergar tanto de longe como de perto. Isto ocorre por conta da curvatura irregular da córnea, provocando um erro refrativo que distorce os raios luminosos e formam múltiplos pontos focais, quando o normal deveria ser o foco visual em apenas um ponto (retina).

 



Desta forma, a visão fica embaralhada não apenas para enxergar o que está longe, mas também para o que está perto, como ao fazer a leitura de um livro, por exemplo. Dores de cabeça e sensação de ardor são sintomas comuns.
 

TRATAMENTOS
Os tratamentos mais comuns para a miopia e o astigmatismo são o uso de óculos de grau ou lentes de contato. Dependendo do caso, a correção também pode ser feita através da cirurgia refrativa.

Se você tiver algum desses sintomas, não perca tempo e procure agora mesmo um oftalmologista. É só clicar aqui para marcar um exame com um de nossos especialistas!

Agende no WhatsApp Agora!
×